Acredita-se que a função da avaliação na sociedade atual é de garantir o sucesso, em relação à aprendizagem e desenvolvimento pessoal.
A seguir será apresentada a avaliação diagnóstica, formativa e somativa, onde suas funções são de observar, acompanhar e medir, respectivamente; vale ressaltar que elas não se anulam, e sim, se complementam.
Quando se propõe uma avaliação os objetivos que se pretende alcançar já foram pensados e a avaliação será utilizada como uma ferramenta para expor se tais objetivos foram alcançados ou não. A estrutura avaliativa, nos dias de hoje, ocorre do seguinte modo: Inicia-se pela avaliação diagnóstica, ela é comumente usada para identificar os conhecimentos prévios dos sujeitos avaliados. Posteriormente, a avaliação formativa contribui para a assimilação ou retificação de novas aprendizagens, possibilitando o professor gerir e organizar situações didáticas de aprendizado. Finalmente, a avaliação somativa é o instrumento utilizado para informar ao avaliador o grau de rentabilidade do aluno. Para complementar o estudo:A seguir será apresentada a avaliação diagnóstica, formativa e somativa, onde suas funções são de observar, acompanhar e medir, respectivamente; vale ressaltar que elas não se anulam, e sim, se complementam.
Avaliar é o ato de investigar, de produzir conhecimento e analisar qual é a realidade da qualidade. A avaliação precisa ser praticada com o rigor da metodologia científica, para não ser somente subjetividade.
Do ponto de vista pedagógico, a avaliação é como subsidiária do sucesso, garante que se chegue ao resultado desejado, ela é um recurso que propicia aos educadores investir na equalização social; ela democratiza a sociedade quando possibilita que todos aprendam tudo que é necessário. Portanto, a prática de avaliação tem eficiência pedagógica e consequências políticas revolucionárias e fundamentais para o desenvolvimento da sociedade e de seus sujeitos, como um todo.
Avaliação diagnóstica: “corresponde quer ao momento de avaliação inicial (início do ano letivo, trimestre, unidades letivas…) quer ao momento de avaliação pontual, consistindo no levantamento de conhecimentos dos alunos considerados pré-requisitos, para abordar determinados conteúdos (…) Pela sua natureza, os dados assim recolhidos não devem nunca contar para a progressão do alunos, mas apenas servir de indicador para o professor” (Pacheco, 1994, p.75).
A avaliação formativa: “sendo parte integrante do processo avaliativo, determina, em termos qualitativos, o progresso da aprendizagem e fornece feedback para a sua regulação” (Bloom, Scriven, Albrecht & Gimeno, citados por Pacheco, 1994, p.75).
Avaliação Sumativa: “a avaliação sumativa corresponde, pois, a um balanço final, a uma visão de conjunto relativamente a um todo sobre que, até aí, só tinham sido feitos balanços parcelares.” (Ribeiro, 1999, p.89).
Ribeiro, L. C. (1999) A Avaliação da aprendizagem. Educação Hoje. Lisboa: Texto Editora.
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