quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Qual A função da avaliação na sociedade atual?

         Acredita-se que a função da avaliação na sociedade atual é de garantir o sucesso, em relação à aprendizagem e desenvolvimento pessoal. 
       A seguir será apresentada a avaliação diagnóstica, formativa e somativa, onde suas funções são de observar, acompanhar e medir, respectivamente; vale ressaltar que elas não se anulam, e sim, se complementam. 
         Quando se propõe uma avaliação os objetivos que se pretende alcançar já foram pensados e a avaliação será utilizada como uma ferramenta para expor se tais objetivos foram alcançados ou não. A estrutura avaliativa, nos dias de hoje, ocorre do seguinte modo: Inicia-se pela avaliação diagnóstica, ela é comumente usada para identificar os conhecimentos prévios dos sujeitos avaliados. Posteriormente, a avaliação formativa contribui para a assimilação ou retificação de novas aprendizagens, possibilitando o professor gerir e organizar situações didáticas de aprendizado. Finalmente, a avaliação somativa é o instrumento utilizado para informar ao avaliador o grau de rentabilidade do aluno.  Para complementar o estudo:






        

         Avaliar é o ato de investigar, de produzir conhecimento e analisar qual é a realidade da qualidade. A avaliação precisa ser praticada com o rigor da metodologia científica, para não ser somente subjetividade. 
         Do ponto de vista pedagógico, a avaliação é como subsidiária do sucesso, garante que se chegue ao resultado desejado, ela é um recurso que propicia aos educadores investir na equalização social; ela democratiza a sociedade quando possibilita que todos aprendam tudo que é necessário. Portanto, a prática de avaliação tem eficiência pedagógica e consequências políticas revolucionárias e fundamentais para o desenvolvimento da sociedade e de seus sujeitos, como um todo.


Avaliação diagnóstica: “corresponde quer ao momento de avaliação inicial (início do ano letivo, trimestre, unidades letivas…) quer ao momento de avaliação pontual, consistindo no levantamento de conhecimentos dos alunos considerados pré-requisitos, para abordar determinados conteúdos (…) Pela sua natureza, os dados assim recolhidos não devem nunca contar para a progressão do alunos, mas apenas servir de indicador para o professor” (Pacheco, 1994, p.75).

A avaliação formativa: “sendo parte integrante do processo avaliativo, determina, em termos qualitativos, o progresso da aprendizagem e fornece feedback para a sua regulação” (Bloom, Scriven, Albrecht & Gimeno, citados por Pacheco, 1994, p.75).

Avaliação Sumativa: “a avaliação sumativa corresponde, pois, a um balanço final, a uma visão de conjunto relativamente a um todo sobre que, até aí, só tinham sido feitos balanços parcelares.” (Ribeiro, 1999, p.89).

                                                                                                                              

Pacheco, J. A. (1994) A Avaliação dos alunos na perspectiva da reforma. Proposta de trabalho. Porto: Porto Editora.
Ribeiro, L. C. (1999) A Avaliação da aprendizagem. Educação Hoje. Lisboa: Texto Editora.

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