O currículo é um caminho percorrido ou a ser percorrido, tendo a possibilidade de ensinar aquilo que já existe ou, a partir do currículo, criar novos conceitos. Para tanto, é preciso refletir sobre o que será ensinado e qual o perfil de indivíduo que se quer gerar a partir de tal ensino. entender as teorias do currículo facilita na compreensão de que o currículo é polissêmico.
Temos três teorias: tradicional, crítica e pós-crítica para estudar e nos aprofundar. As teorias tradicionais, normalmente de natureza liberal, preocupam-se com o fazer educação através da transmissão de conteúdos integrando: ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, planejamento e eficiência, com foco no professor e na necessidade do mercado (fordismo), fazendo com que seja cobrado do aluno a memorização dos conteúdos. Já nas teorias críticas, com base no marxismo, busca-se aflorar nos alunos dúvidas e insatisfações (por conta da luta de classe, contra a sociedade moderna), portanto, integrando tanto à prática escolar, quanto ao currículo, temos: a ideologia, a crítica da reprodução cultural e social, trazendo para a escola os problemas sociais em busca da emancipação do indivíduo através da educação e libertação a partir do conhecimento que o mesmo adquiri. Finalmente, nas teorias pós-crítica percebe-se o indivíduo e os grupos sociais, em busca da efetivação dos direitos; para isso, tais teorias incluem no currículo: identidade, alteridade como uma capacidade, reconhecimento das diferenças, saber e poder estão ligados, acesso à cultura e valores, o multiculturalismo,sendo que todos esses fatores são acrescidos ao currículo em busca da subjetividade.
Portanto, o currículo possui uma natureza epistemológica-social, pois temos no currículo questões de conteúdos relevantes e aspectos político também. Ele é um projeto flexível.
O currículo está ligado à avaliação, pois a prática pedagógica só possui sentido quando inserida em uma prática curricular. O currículo é polissêmico, pois é socialmente produzido, com base histórica para tanto e reflete os posicionamentos dos espaços de produção. A visão que se tem de currículo se reflete na escola que faz, ou que se pretende fazer.
A subjetividade do currículo é fundamental, faz-se necessário respeitar o currículo oculto, a particularidade de cada indivíduo, mesmo compreendendo que o currículo é um conjunto de normas, atitudes e programas. Dependendo do contexto no qual ele está inserido, deve ser construído pelos próprios alunos; por isso definir não convém, e sim precisamos compreendê-lo como um projeto virado para o futuro, que não é definido ou determinado; neste contexto, o currículo é uma intenção.
"O currículo é uma fonte de conhecimento entre as gerações." (Madaleine Grumet)
Após essa exposição, surge um questionamento: Quais são os fundamentos, dilemas e desafios da avaliação na organização curricular?
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